Pages

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Confira o ranking das cidades mais digitais e tecnológicas do Brasil e do mundo

Com a tecnologia cada vez mais presente em nosso cotidiano, acabamos ficando acostumados a uma vida cada vez mais digital. Reclamamos quando um restaurante ou shopping não possui internet Wi-fi, achamos que temos a pior operadora do mundo quando nosso celular fica 30 segundos sem sinal, TVs e aparelhos de som sem entrada USB são obsoletos e uma série de outras coisas que provam como a tecnologia tornou-se vital para nós.
Diante do cenário tecnológico que nos encontramos hoje, as cidades tem papel fundamental em relação ao que oferecem para nossa “vida digital”. Prova disso, são duas pesquisas realizadas por diferentes organizações. Uma delas mostra as cidades mais tecnológicas do mundo, levando em conta aspectos como sustentabilidade, infra-estrutura, segurança, saúde, educação entre outros. Já a outra, mostra as cidades mais digitais do Brasil com base na infra-estrutura tecnológica delas – equipamentos, cobertura, etc –, disponibilidade de serviços digitais e recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência.
O estudo realizado pela Ericsson em parceria com consultoria Arthur D. Little fez um ranking com as cidades mais tecnológicas do mundo. Entre as 25 listadas, em 14º lugar São Paulo é a única cidade brasileira que aparece no ranking. As primeiras colocadas no estudo se destacaram pelo esforço em aplicar tecnologias sustentáveis e em reduzir emissões de CO2. O ranking das 10 cidades mais tecnológicas do mundo ficou assim:
  1. Cidade de Cingapura 
  2. Estocolmo
  3. Seul
  4. Londres
  5. Paris
  6. Nova Iorque
  7. Tóquio
  8. Los Angeles
  9. Shangai
  10. Pequim
No Brasil, o Índice Brasil de Cidades Digitais, realizado pela Momento Editorial em parceria com a instituição CPqD, usou um questionário com 15 perguntas respondidas em 100 municípios de todo o Brasil. A partir das respostas coletadas, o ranking foi estabelecido. As primeiras colocadas se saíram bem por sua disposição em fornecer recursos digitais para a população, bem como aumentar sua acessibilidade para deficientes e analfabetos. Confira o ranking nacional:
  1. Belo Horizonte (MG)
  2. Curitiba (PR)
  3. Porto Alegre (RS)
  4. Vitória (ES)
  5. Ibirapuitã (RS) e Jundiaí (SP)
  6. Campinas (SP)
  7. Santos (SP) e São Carlos (SP)
  8. Tarumã (SP)
  9. São Paulo (SP)
  10. Tauá (CE)


Fonte : Ceviu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...